O que é a ANSIEDADE?
A ansiedade em seu estado normal é saudável, pois ela nos impulsiona para realizar projetos, prosperar e planejar o futuro. O que se torna alarmante é o excesso dela.
Numa tentativa de proteger de algum perigo, nosso organismo dispara o sistema de “luta e fuga”, que nos prepara para uma situação de perigo. Mas a interpretação de que algo oferece perigo, na maioria das vezes está equivocada. Então ficamos extremamente ansiosos, de forma desproporcional ao risco envolvido.
Durante a nossa rotina é natural ficar mais ansioso, em situações de maior tensão, como apresentar um trabalho, uma entrevista de emprego… Mas se essa resposta do organismo vier com frequência, em situações que não é necessário ligar o sistema de alerta, é importante avaliar os prejuízos que você está tendo, pois não é nada agradável. Podendo gerar tensão, preocupação, pensamentos negativos, e diversos sintomas, tais como:
- Falta de ar
- Coração acelerado
- Tremores
- Ânsia de vômito
- Diarreia
- Alterações do sono
- Suor excessivo
- Sensação de desmaio
- Dor de cabeça
- Tensão muscular
Sim! Tudo isso pode ser ansiedade e certamente vai te trazer muitos prejuízos durante a vida. Não é possível deixar de sentir ansiedade, mas é possível aprender a controlá-lá.
O Ministério da Saúde vem conduzindo uma pesquisa para avaliar a saúde mental dos brasileiros. A primeira etapa foi realizada nos meses de abril e maio. Mais de 17 mil pessoas em todo o Brasil participaram do estudo. O resultado mais alarmante: 86,5% dos entrevistados estavam enquadrados em algum tipo de ansiedade patológica. Fonte: https://antigo.saude.gov.br/noticias
Se a ansiedade estiver te causando sofrimento, procure ajuda!