Acaba falando sim, mesmo querendo muito dizer não e depois se arrepende?
Dizer “não” é uma habilidade que se aprende. Vamos fazer alguns questionamentos para você pensar:
Você tem o que a pessoa está pedindo, ou pode fazer algo por ela?
Qual é o tipo de relacionamento que você tem com essa pessoa?
(avalie o grau de dar e receber em seu relacionamento com essa pessoa)
Você já avaliou que dizer não fará você se sentir mal consigo mesmo?
A pessoa que está pedindo tem alguma autoridade sobre você? (exemplo: seu chefe, seus pais…)
Ceder para manter a tranquilidade agora é mais importante do que o bem estar do relacionando a longo prazo?
Você deve um favor para essa pessoa?
Esse é um momento ruim para dizer não? Você não precisa responder no momento, pode pedir um prazo para avaliar as questões citadas acima. Após avaliar e decidir que você vai dizer não, escolha um momento mais adequado para negar o pedido.
Ninguém gosta de receber um NÃO, mas certamente você já recebeu vários ao longo da vida, pois eles são necessários para manter qualquer relação saudável, sem ele não existem limites e respeito.
Ah, como é uma habilidade que se aprende, no início não vai ser fácil, vai ser desconfortável mesmo, & com o tempo vai ficando mais fácil, assim como qualquer habilidade.
Seu corpo não está acostumado a suportar o desconforto de dizer não, mas com o tempo vai se tornar menos desconfortável. Fazem parte do processo de adquirir uma nova habilidade: ficar nervoso, sentir o seu corpo reagindo de forma diferente, principalmente no início. Certamente você vai sentir muita vontade de ceder a esse desconforto dizendo sim, para se livrar da situação o mais rápido possível. Você irá sentir alívio imediato, mas como consequência na próxima situação vai ser mais difícil ainda dizer não, ou seja, você está fortalecendo a sua dificuldade de dizer NÃO.
Para avaliar a necessidade de dizer não, ajuda muito fazer o seguinte questionamento: “O que eu estou negociando é negociável?” Se tentarmos agradar a todos o tempo todo, corremos o risco de negligenciar os nossos valores. Se você está se esforçando muito em qualquer relação, você está se colocando em abuso. Se responsabilize pelas suas ações & coloque limites saudáveis.
Bora dizer NÃO & se libertar!!
#tdah#saudemental#qualidadedevida#depressão#tristeza#psicologia#psicologavalerianoronha#saudeebemestar#terapiacognitivocomportamental#terapiacomportamental#saudemental#terapiaonline📲💻
Com carinho, Psi.
Psicóloga Valéria Noronha
CRP: 07/245461 d
Lá no meu instagram tem conteúdos que podem te ajudar https://www.instagram.com/psicovalerianoronha/
Mas se precisar de ajuda, me chama, procure ajuda!
Psicóloga em Especialista Psicoterapia e Terapia Cognitivo Comportamental. Atende Online e em Porto Alegre/RS