Como parar de sofrer por antecedência!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Quando você se preocupa com os eventos futuros de forma exagerada, você pode estar sofrendo por antecipação é imaginando situações negativas que ainda não aconteceram e permitindo que esses pensamentos causem sofrimento emocional e ansiedade no presente.
sofrer

Quando você se preocupa com os eventos futuros de forma exagerada, você pode estar sofrendo por antecipação é imaginando situações negativas que ainda não aconteceram e permitindo que esses pensamentos causem sofrimento emocional e ansiedade no presente. Para lidar com o sofrimento por antecipação, inicie se questionando se essa é uma preocupação produtiva, pois muitas vezes se preocupar com determinadas situações que não temos nada que possamos fazer, é gasto de energia e gera sofrimento que pode ser evitado. Se a preocupação não tem solução, solucionado está. Parece e é simples, mas não é fácil. Segue esse passo a passo para facilitar o processo.

Pratique atenção plena: Aprenda a direcionar sua mente para o momento presente e evite ficar preso em pensamentos negativos.

Identifique pensamentos negativos: Reconheça quando você está antecipando eventos futuros e questione a validade desses pensamentos. Lembre-se um pensamento é apenas um conjunto de palavras, não acredite em tudo que você pensa.

Estabeleça limites para a preocupação: Reserve um tempo específico para pensar sobre suas preocupações futuras, evitando que elas dominem o seu dia.

Pratique técnicas de relaxamento: Utilize técnicas de relaxamento para aliviar o estresse e a ansiedade relacionada à antecipação.

Foco na ação presente: Concentre-se em atividades e tarefas no momento atual em vez de se preocupar com o futuro.

Considere uma terapia: Se o sofrimento por antecipação estiver interferindo significativamente em sua vida, a terapia com um profissional de saúde mental pode ser recompensadora.

Lembrando que é normal ter preocupações e ansiedades sobre o futuro, mas se esses sentimentos estiverem se tornando excessivos e prejudicando sua vida diariamente, é importante buscar ajuda profissional para aprender a lidar com esses pensamentos de forma saudável. A terapia pode ser uma ótima ferramenta para ajudá-lo(a) a desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade e o sofrimento por antecipação.

Se você já viveu muitas tragédias, mas nenhuma aconteceu. Busque terapia 🙂 Clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Valéria Noronha

Valéria Noronha

Localização & Contato
Local

Av. Assis Brasil, 4550, sala 1304 – torre B Jardim Lindoia – Porto Alegre | RS 91110-000

CONTATOS

51. 98249 7718

Email : valerianoronha.psico@gmail.com

ATENDIMENTO

Seg – Sex (8:00-20:00) com hora marcada